sexta-feira, Março 28, 2008

Perpétuas roxas

Para todos aqueles que não falam comigo desde 2ª feira, eu estou afónica...
E como passo o dia a atender o telefone e clientes, a situação tem vindo a piorar de dia para dia. Depois de ter passado a Páscoa de cama, nada melhor do que uma semana com voz de bagaço :) Ontem fui à ervanária tentar encontrar uma alternativa ao famoso chá de casca de cebola, que só o nome me causa arrepios e... Enfim, acabei por comprar Perpétuas roxas :)
Perpétuas roxas – Anti-inflamatório e expectorante. Dores de garganta, rouquidão, laringites, bronquites, afonia, inflamação das cordas vocais.
A Gomphrena globosa é uma amarantácea da Índia que se adaptou ao frio europeu e tolera solos pobres. As flores são minúsculas mas as brácteas - que parecem de papel como as da Celosia - formam inflorescências de pé alto (gomphrena deriva do grego gomphos, prego), redondas (globosas), brancas, violeta, púrpura ou carmim; e uma das designações comuns em inglês para esta herbácea é precisamente bachelor's button.A planta contém substância anti-asténica usada tradicionalmente na farmacopeia africana e amazónica; e também na portuguesa, como infusão milagrosa que aclara a voz das fadistas. Além disso, dela se fabrica um corante violeta. E, quando em pleno sol, atrai irresistivelmente as borboletas.

4 comentários:

Alexa disse...

Oh priminha, que mal-a-pata essa, ah?! :(
Espero que melhores depressa!
Sei bem como é chato isso de estarmos quase a ficar afónicas, porque me sucede frequentemente com as grandes gripes.
Se o chá de perpétuas-roxas resultar, depois avisa... porque quase que morro, quando tenho de tomar o de cebola.
Bjs e melhoras

Janinha disse...

Priminha foi tiro e queda :) Fiz 2 vezes um litro de chá e deu logo resultado :) Perpétuas roxas...

Alexa disse...

Ainda bem que já estás melhor, prima... Vou já anotar essa receita (para não me esquecer ;)
Bjs e boa semana

Ana disse...

Era o chá que a Amália Rodrigues bebia...
Como professora sou dependente disto... :) Mas aprendi com a Amália Rodrigues! :)